Saltar para o conteúdo principal Mapa do Site Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Na Ponta dos Dedos

08 Julho 2018 - 30 Setembro 2018
Cabeça e mão da figura de Luis-de-Camões-durante-o restauro do monumento

Detalhes

Exposição

Partilhar nas redes sociais

Sobre o evento

Na Ponta dos Dedos é uma exposição de fotografia de Luís Pavão, que apresenta um conjunto de imagens das esculturas realizadas durante as obras de restauro no Padrão dos Descobrimentos, de Agosto a Dezembro de 2016. Mostram-nos grandes planos da peça escultórica, os protagonistas da Expansão Portuguesa à distância de um braço.

Graças à existência de um andaime que envolveu o monumento de cima a baixo, o fotógrafo pôde deslocar-se com alguma liberdade pelo exterior e aproximar-se das cabeças, das mãos e pernas, das espadas, astrolábio, crucifixos destas figuras. Utilizando a luz do dia filtrada pelas esteiras do andaime, ou luz artificial, montada em andaimes nas sessões nocturnas, forma imagens de grande envolvimento, realizadas durante cerca de seis meses de trabalho. Estas imagens permitem-nos uma nova percepção das esculturas.

Dada a proximidade invulgar ao objecto, vemos e sentimos todo o trabalho do escultor, o detalhe, a textura da pedra, a aspereza das botas, o pormenor de narizes, bocas e olhos, o trabalho do cinzel do escultor, o volume e a forma ao alcance dos nossos dedos. Esta é uma experiência visual e sensorial única.

A folha de sala da exposição está disponível aqui.