Na Ponta dos Dedos

Na Ponta dos Dedos

De 07 de Julho a 30 de Setembro 2018

Exposição de Fotografia de Luís Pavão

Esta proposta apresenta um conjunto de fotografias das esculturas realizadas durante as obras de restauro no Padrão dos Descobrimentos, de Agosto a Dezembro de 2016. Mostram-nos grandes planos da peça escultórica, os protagonistas da Expansão Portuguesa à distância de um braço.

Graças à existência de um andaime que envolveu o monumento de cima a baixo, o fotógrafo pode deslocar-se com alguma liberdade pelo exterior e aproximar-se das cabeças, das mãos e pernas, das espadas, astrolábio, crucifixos destas figuras. Utilizando a luz do dia filtrada pelas esteiras do andaime, ou luz artificial, montada em andaimes nas sessões nocturnas, forma imagens de grande envolvimento, realizadas durante cerca de seis meses  de trabalho. Estas imagens permitem-nos uma nova percepção das esculturas.

Dada a proximidade invulgar ao objecto, vemos e sentimos todo o trabalho do escultor, o detalhe, a textura da pedra, a aspereza das botas, o pormenor de narizes, bocas e olhos, o trabalho do cinzel do escultor, o volume e a forma ao alcance dos nossos dedos. Esta é uma experiência visual e sensorial única.

Todos os dias das 10:00 às 19:00 (última entrada 18:30)

Marcação prévia para as Visitas guiadas:
público geral, escolas, em Língua Gestual Portuguesa e com audiodescrição
©Luís Pavão, espada do Infante Santo no Padrão dos Descobrimentos(2016)