A preparar a exposição “Contar Áfricas!”

A preparar a exposição “Contar Áfricas!”

Trabalhos futuros: a exposição Contar Áfricas! em preparação

A fechar a primeira exposição do ano A espantosa variedade do Mundo e a preparar a abertura da próxima Na ponta dos dedos, o Padrão dos Descobrimentos está já a organizar o projecto que, no final do ano, ocupará a sala de exposições. Contar Áfricas! inaugura em Novembro de 2018.

Contar Áfricas! é uma exposição que é também um exercício científico-museológico. E que entendemos por este ‘exercício’? Em exposição estarão peças emblemáticas, de natureza e proveniência muitíssimo variadas, escolhidas por investigadores e especialistas das mais diversas áreas de estudo. Cada peça conta uma história e convida a uma análise e reflexão por parte de quem a escolhe. As peças e os porquês de quem as escolheu, numa perspetiva de conjunto, permitem contar a história de uma África múltipla e contemporânea.

As escolhas, dos investigadores e especialistas, são a base do desenho da narrativa museológica, de um circuito de descoberta e de visita, que, ao invés de predefinido e escolhendo as peças, é por estas definido e condicionado.

A exposição Contar Áfricas! tem curadoria de António Camões Gouveia (CHAM) e conta com a participação e colaboração das mais díspares instituições, associações e investigadores de que brevemente daremos conta aqui.