Formação: Associação de Professores de História

Formação: Associação de Professores de História

02 de Fevereiro 2019

com Aurora Almada, Carlos Machado e Inês Osório (APH)

2 Fevereiro | 9:30-17:00

Desde 2016, que o Padrão dos Descobrimentos acolhe a Associação de Professores de História (APH) para uma formação específica aos docentes desta disciplina, em relação com a exposição patente. A 2 de Fevereiro, é a exposição Contar Áfricas! que está na base da formação organizada.

Subordinada ao tema Os  desafios de ensinar  História e Geografia  hoje.  As  práticas de ensino sobre África e a aprendizagem da cidadania no mundo atual, a Associação de Professores de História desenvolveu uma acção de formação de curta duração “destinada aos docentes dos grupos de recrutamento 200 e 400 para colmatar uma necessidade apresentar uma nova leitura de África a partir do próprio continente e dos seus habitantes, formas de poder, organização social e sistemas de representação.”

Tendo a exposição Contar Áfricas! e a sua sistematização como referência, os conteúdos serão articulados com a observação das peças que servirão para o desenvolvimento de três
dos  módulos da acção de  formação: As  Geografias de África, As Histórias de África, O estudo de África e a cidadania. Pretende-se, com esta ação, fornecer aos formandos ferramentas úteis de trabalho que possam ser, posteriormente, transpostas para o contexto escolar.

Todos os detalhes desta formação aqui.

Mais informações e inscrição (APH) aqui.

 

Na foto: detalhe de Toni Malau (Santo António da Boa Sorte).Proveniente do antigo reino do Congo. Séc. XIX, Marfim. alt. 7,5 | larg. 3 | prof. 2cm Museu de Santo António MLSA.ESC.023