Missão

O Padrão dos Descobrimentos tem por missão a gestão, salvaguarda e valorização do conjunto patrimonial: monumento e Rosa-dos-ventos. Incentiva a discussão em torno da temática do monumento enquanto testemunho da memória de uma identidade cultural e patrimonial indissociável da História da Expansão Portuguesa e da sua presença no Mundo.

Assegura igualmente, o conhecimento, o debate, e a divulgação da História do Padrão dos Descobrimentos,  e dos diversos mentores, que do ponto de vista político, cultural, e artístico concorreram para a sua concretização, representação e forma no plano desenhado para a Exposição de 1940, posterior reconstrução em 1960, até ao presente.

Promove o acesso dos vários públicos ao monumento e aos projectos culturais e pedagógicos que desenvolve, proporcionando novas experiências, aprendizagens, conhecimento e fruição.

Conceito Criar uma imagem que trouxesse uma leitura mais contemporânea da temática dos Descobrimentos, mais abrangente, mais moderna, mais dinâmica renovando o conceito do próprio edifício. O mundo que conhecemos está diferente, evoluiu. Através da nova Identidade queremos dar a conhecer as novas descobertas. A rosa dos ventos serviu de ponto de partida, mas reinterpretamo-la. Escolhemos várias tonalidades de azuis que nos remetem para o mar. O lettering escolhido é contemporâneo, determinado e claro.